sexta-feira, 11 de julho de 2008

A Máquina Humana


Analisando a máquina humana através de uma visão energética, podemos afirmar que estamos organizados basicamente em 7 centros ou cilindros: cilindro intelectual, cilindro instintivo, cilindro motor, cilindro emocional, cilindro sexual, cilindro emocional superior e cilindro mental superior. 

Cada um destes centros ou cilindros são responsáveis por energias diferentes que percorrem e comandam nossos instintos, sentimentos, pensamentos e atitudes.

No oriente as pessoas são educadas desde cedo a procurar a serenidade e a unidade espiritual através da meditação. No ocidente – infelizmente - esta prática não é usual.

Para demonstrar a lentidão do centro intelectual, imagine-se dirigindo. Ao surgir algo inesperado à sua frente, seu primeiro ato é frear. Não há a interferência de seu centro intelectual para calcular o quanto você deve frear, não há batalhar de antíteses intelectuais neste momento. Você simplesmente freia.

A velocidade dos nossos centros instintivo e motor é praticamente a mesma. Eles são responsáveis por nossos atos involuntários (centro instintivo) e voluntários (centro motor). O centro instintivo encontra-se na parte inferior da espinha dorsal e nele também ocorre este dualismo, este “batalhar de antíteses”. Ocorre aí a luta entre o agradável e o desagradável. Todas as sensações que são percebidas através de nossos cinco sentidos ordinários (visão, tato, paladar, olfato e audição) entram em eterna luta no centro instintivo.

O centro motor encontra-se na parte superior da medula espinhal e também encontra-se em eterna luta entre o movimento e o repouso.

O centro emocional está situado no plexo solar e nos nervos do sistema nervoso simpático, ocorrendo aí também este batalhar de antíteses. Podemos nos perceber alegres, contentes, confiantes, animados, entre outra emoções, que caracterizam uma polaridade deste centro emocional. A outra polaridade podemos perceber quando estamos irados, rancorosos, tristes, deprimidos, medrosos, além de quando possuímos muitas outras atitudes.

O centro sexual está situado nos órgãos genitais e também sofre o batalhar das antíteses, já que é nele que processa-se a repulsão ou atração, a luxúria ou a abstinência sexual, sendo seu equilíbrio a castidade científica.

O centro emocional superior está situado em nosso corpo astral, podemos percebê-lo quando apreciamos uma bela obra de arte, uma música clássica, ou algo que nos deixe em estado de êxtase espiritual. Por fim, o centro intelectual superior está situado no corpo mental.

O cilindro intelectual está localizado em nosso cérebro físico e é responsável por nossos pensamentos. Em nossos processos intelectuais a energia é utilizada de forma lenta e está sob um processo de “batalhar das antíteses”, ou seja, nosso centro intelectual está sempre à procura da verdade através da comparação de duas ou mais idéias. 

No centro intelectual existem sempre a luta do sim com o não, da afirmação com a negação, da tese contra antítese. Existe uma técnica milenar para eliminar este dualismo em nosso centro intelectual: a Meditação.

Nenhum comentário: